Conteúdo Local é um termo criado para representar a proporção da parcela nacional de um determinado bem ou serviço. É uma exigência contratual que incentiva o setor industrial brasileiro, pois obriga as concessionárias a investir um percentual mínimo na aquisição de produtos e de serviços nacionais durante as fases de exploração e de desenvolvimento da produção.



De acordo com a resolução nº19/2013 estabelecida pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), os contratos de concessão, de partilha de produção ou cessão onerosa preveem a cláusula de Conteúdo Local que assegura a preferência à contratação de fornecedores brasileiros que atuam na cadeia de óleo e gás.



O processo de Certificação em Conteúdo Local consiste na realização de medições por meio de documentos fiscais e da relação de profissionais envolvidos em um contrato. A ANP, desde 1999, estabelece os requisitos mínimos de Conteúdo Local em seus contratos de concessão. Em 2007, a agência regulamentou o Sistema de Certificação de Conteúdo Local com o objetivo de estabelecer as condições legais para a realização da medição. O sistema estabelece a metodologia para a certificação e regula o credenciamento de entidades certificadoras.



A Abendi é uma das entidades credenciadas que certificam e mantém a ANP constantemente informada sobre o percentual de Conteúdo Local dos bens e serviços contratados pelas empresas que integram a cadeia de fornecimento nas fases de exploração e de desenvolvimento de um bloco exploratório de petróleo e gás natural. Além de realizar as medições, a Abendi emite os Certificados de Conteúdo Local para bens e serviços fornecidos por essas empresas.



1. Criada em 1979, tem grande experiência na atividade de certificação na área de Óleo e Gás.

2. Agilidade no processo de cotação de preços, medição e emissão de certificados.

3. Em Conteúdo Local, possui experiência de dois anos no mercado, com uma equipe de responsáveis técnicos com expertise em suas áreas de conhecimento.

4. Abrangência nacional.



• Gerenciamento, construção, montagem e comissionamento
• Sistemas de eletricidade, controle, instrumentação e medição;
• Oleodutos, gasodutos e tanques de armazenamento;
• Bombas de transferência;
• Unidades de compressão;
• Unidades de geração de energia elétrica;
• Unidades de geração e injeção de vapor;
• Unidades de tratamento e injeção de água;
• Monoboias e quadro de boias;
• Construção naval (casco, turret, ancoragem e sistemas navais);
• Obras civis e utilidades.









2015 - ABENDI - Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção.
Todos os direitos reservados.
Sede: Av. Onze de Junho, 1317 - Vila Clementino - 04041-054 - São Paulo - SP
Telefone: (11) 5586-3199 - Fax: (11) 3302-5850 - abendi@abendi.org.br